Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Opinião

Dostoiévski e o vício que cabe na palma da mão

Quase 160 anos separam a roleta de Dostoiévski das bets, mas pouco mudou na relação entre sorte, expectativa, perdas e dependência

publicidade

A proibição das bets pelo Governo Federal trouxe a público uma enxurrada de relatos traumáticos de famílias que sofreram ou sofrem com o vício em apostas de algum de seus membros. Pessoas que perderam tudo e ainda contraíram dívidas de alto valor ou impagáveis. Um contexto que coloca o vício em jogo em evidência e dialoga com Fiódor Dostoiévski por meio do livro O Jogador.

O autor foi dominado pelo jogo por volta de 1866 e usou sua experiência de servidão à cultura da sorte para escrever. Naquela época, Dostoiévski precisou de uma roleta e, hoje, basta um celular para se ter o mesmo dano.

Quero aqui deixar claro que não tenho a mínima vontade de dar um desagradável spoiler. Contudo, pretendo contribuir com a leitura de quem irá iniciá-la, ao mesmo tempo em que busco reavivar a memória dos que já leram.

Acredito que um dos pontos que merecem destaque é o motivo pelo qual se joga. Nosso protagonista, Alexei, ao longo da história, aponta uma série de motivos: conquistar um amor, deixar de ser dependente, sair de uma condição de escassez financeira e alcançar a fortuna. Porém, com o passar do tempo, todos eles parecem nulos diante do principal motivo para se apostar, que é estar no jogo.

Leia Também:  Giovana Fortunato | A primeira menstruação e saúde ginecológica

Nesse ponto, acho que todos começam assim. É uma dívida que precisa ser paga, uma grana para inteirar a feira, um gás ou qualquer necessidade imediata. Objetivos concretos que podem esconder algo muito mais poderoso: a excitação de estar no jogo, a expectativa da recompensa e a possibilidade permanente de que a próxima aposta seja justamente aquela que vai mudar tudo.

Quando ouvimos uma pessoa viciada em jogo, ela sempre tem um relato exitoso que justifica a manutenção do vício e a perspectiva de um futuro e incerto sucesso, o que caracteriza a cultura da sorte. O que ela deixa de contar são as inúmeras derrotas e as dívidas acumuladas durante o processo.

Alexei esteve em todas as posições e, até diante da fortuna, não se empolgou. Na verdade, sofreu com a ausência da roleta como se ela fosse uma linda senhora, daquelas presentes em romances clichês. Então, deixou a vida correr em tédio e, torcendo contra ele mesmo, seguiu caminhos que o levariam ao fim dos recursos e ao retorno aos cassinos.

Leia Também:  Aniversário de Cuiabá recebe Banda Morada em 2º dia de evento

Eu sei que este artigo de poucas linhas não reflete todas as perspectivas do livro. Mas acredito que contribui para o entendimento desse vício, que sempre foi invisibilizado. Acho que, até na época das operações de combate ao jogo do bicho, que foram mais recentes, falou-se muito sob as perspectivas da ilegalidade e da contravenção criminal. A discussão sobre dependência e saúde pública ocupou um espaço muito menor.

Vale aqui lembrar que não falar sobre o vício em jogo não significa que ele seja novo. O livro O Jogador foi publicado em 1866 e, naquela época, o problema já era velho e acontecia sobre a mesa da roleta ou do carteado. Agora, está na palma da mão.

Caroline Rodrigues é jornalista há mais de 20 anos, mestre em Comunicação, tenta praticar esportes desde que se entende por gente, chora em filmes em que o cachorro morre no final e conta causos em boteco. É acadêmica de Nutrição, fala de tudo e se especializou em muitos nadas.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade