Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Capacitação

TRE-MT prepara técnicos de satélite para transmitirem resultados da eleição em locais de difícil acesso

Capacitação prepara 137 técnicos para transmitir dados das urnas por satélite em locais sem ou com baixa conectividade

publicidade

Técnicos que irão atuar na transmissão dos dados de votação das Eleições Gerais de 2026 em locais de difícil acesso passam por treinamento ministrado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), nesta quarta e quinta-feira (09.09 e 10.09), a partir das 8h. A capacitação contempla 137 pessoas que exercerão a função de Técnico de Transmissão via Satélite (TSAT) no dia do pleito que, este ano, ocorrerá em 04 de outubro (1º turno).

 

Serão priorizados locais de difícil acesso em que não há conectividade com a internet ou cujo acesso é mais lento. Anteriormente, eram utilizados equipamentos de transmissão via satélite chamados Bgans. Para este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adquiriu aparelhos da Starlink, que oferece internet banda larga via satélite de alta velocidade e baixa latência.

 

No treinamento, os técnicos são orientados a transmitir os dados das urnas eletrônicas por meio do sistema JE Connect. Nesta quarta-feira (09.09), participam 70 voluntários(as) e nesta quinta-feira (10.09), serão mais 60, além de sete que são preparados para atuarem caso haja algum imprevisto com os técnicos titulares.

Leia Também:  Em noite de homenagens presidente e ex-presidentes da Aprosmat recebem moção de aplausos em alusão aos 45 anos da Associação

 

A primeira parte do conteúdo é repassado a partir das 8h, no Plenário do TRE-MT, com informações teóricas. Por volta das 10h, começa a parte prática, no campo aberto que fica nos fundos do Tribunal, na qual os técnicos aprendem a operar os equipamentos. A capacitação é liderada pela coordenadora de Infraestrutura e Tecnologia da Informação do TRE-MT, Dilma de Freitas Ferreira.

 

Serviço:

O que – Treinamento de Técnicos de Transmissão via Satélite (TSATs) das Eleições Gerais de 2026

Quando – Quinta-feira (10.09), a partir das 8h (parte teórica) e às 10h (parte prática)

Onde – Plenário do TRE-MT, na Av. Historiador Rubens de Mendonça, n° 4.750, no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá

Porque – Capacitar voluntários que atuarão como TSATs para transmitir dados das urnas eletrônicas em locais de difícil acesso

 

Por TRE-MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade