Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
magnitude 5,1 e 3,7

Dois terremotos nos Andes do Peru deixam cinco mortos e 21 feridos

Mais de 300 pessoas foram afetadas pelos tremores
Criador: Ammar Awad | Crédito: REUTERS

publicidade

Pelo menos cinco pessoas morreram e 21 ficaram feridas após dois terremotos que abalaram uma região andina do Peru, enquanto dezenas de residências ficaram destruídas ou tiveram sua infraestrutura danificada nas áreas afetadas, informou neste domingo (19) o chefe da Defesa Civil.

Os tremores, de magnitude 5,1 e 3,7, ocorreram na noite de sábado na província de Chupaca, no distrito de Junín, cerca de 300 quilômetros a leste de Lima, informou o Centro Sismológico Nacional por meio de uma mensagem no X.

O primeiro terremoto teve profundidade de 24 quilômetros e o segundo, de 18 quilômetros, precisou o centro sismológico.

O Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo havia informado anteriormente que o primeiro terremoto teve magnitude de 5,6.

“O que temos confirmado até o momento são cinco mortos e 21 feridos”, disse o chefe do Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci), Luis Vásquez, à emissora de rádio local Exitosa.

O funcionário acrescentou que, segundo relatórios preliminares, cerca de 48 residências foram destruídas e outras 18 sofreram danos à infraestrutura, deixando cerca de 300 pessoas afetadas, que estão recebendo assistência com barracas para que possam se abrigar.

Leia Também:  JECs 2026 reúne cerca de 400 estudantes em três modalidades esportivas

Nas localidades afetadas em Chupaca, as residências são rústicas.

Vásquez disse que equipes de emergência e bombeiros chegaram na madrugada às áreas atingidas pelos terremotos para remover os escombros, pois teme-se que haja mais vítimas.

O país está localizado no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, onde ocorrem aproximadamente 85% da atividade sísmica mundial.

 

Por Reuters | Marco Aquino

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade