Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
PL do Veneno

ALMT aprova pela maioria projeto que amplia o uso de agrotóxicos no estado

Deputados aprovam Projeto de Lei 1.833/2023, que reduz limites de agrotóxicos em Mato Grosso, ignorando alertas científicos sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente. A responsabilidade agora está nas mãos do governador Mauro Mendes

publicidade

O Projeto de Lei 1833/20233 foi aprovado hoje (19) por maioria dos deputados estaduais de Mato Grosso. A proposta negacionista sobre os riscos de contaminação por agrotóxicos é de autoria do deputado Gilberto Cattani (PL) e reduz para até zero o limite para a aplicação de veneno em propriedades do estado. Somente três votos contrários foram registrados, dos deputados Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT) e Wilson Santos (PSD).

Mesmo após uma audiência pública com a apresentação de artigos científicos e pesquisas assinadas por instituições como a Fiocruz, UFMT, Unemat e USP, o projeto foi aprovado em segunda votação. O discurso adotado pelos parlamentares é de que vale tudo pelo desenvolvimento de Mato Grosso, estado que já é líder na utilização de agrotóxicos e agora pode aumentar ainda mais a contaminação de nascentes de águas, territórios indígenas, áreas de preservação e comunidades rurais.

Organizações da sociedade civil e movimentos sociais alertam que a luta em defesa dos territórios e das populações não acaba por aqui! Não nos calaremos! Com a aprovação do PL do Veneno, é responsabilidade do governador Mauro Mendes decidir pela sanção ou veto (parcial/integral) ao projeto.

Leia Também:  Patrulha Rural trouxe tranquilidade para o campo, relatam agricultores familiares de MT

 

Por Comunicação Formad

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade