Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Sem Doping

‘A responsabilidade é de todos nós’: ABCD celebra o Dia Nacional do Jogo Limpo

Evento institucional reforçou a importância da governança, da responsabilidade e da educação
Fotos: Herique Barrios/MEsp

publicidade

No Dia Nacional do Jogo Limpo (15/1), a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) por meio do Ministério do Esporte, promoveu um evento institucional dedicado à reflexão e ao fortalecimento dos valores da integridade, da ética e da responsabilidade no esporte brasileiro, com o lema “A responsabilidade é de todos nós” .

A data, instituída em 2012, marca o compromisso permanente das instituições públicas com a promoção de práticas esportivas justas e transparentes.

O evento foi realizado no Edifício Montes, no Sudoeste, em Brasília, sede da ABCD, e reuniu representantes de diferentes áreas do governo e do sistema esportivo nacional.

A programação teve início com uma abertura institucional conduzida pela Secretária-Executiva Adjunta do Ministério do Esporte, Cynthia Celina de Carvalho Mota Lima e pelo Ouvidor do Ministério do Esporte, Aureliano Vogado, que destacaram a importância do Jogo Limpo como política de Estado e como princípio fundamental para a credibilidade e o desenvolvimento do esporte.

Foto: Herique Barrios/MEsp

A programação seguiu com a realização de três mesas temáticas, que abordaram diferentes dimensões do Jogo Limpo no contexto esportivo nacional.

Leia Também:  Meditação e finanças: reduzindo o estresse para tomar melhores decisões

A primeira mesa teve como tema “Governança, integridade e responsabilidade institucional como fundamentos do jogo limpo”, e discutiu o papel do Estado no enfrentamento à dopagem, à manipulação de resultados e na promoção de uma cultura de integridade no esporte. Participaram do debate:

  • Adriana Taboza de Oliveira, Presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD);
  • Iziane Castro Marques, Secretária Nacional de Excelência Esportiva (SNE); e
  • Washington Stecanela Cerqueira, Presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFUT).
Foto: Herique Barrios/MEsp

A segunda mesa abordou a temática “O jogo limpo começa na base”, destacando a formação esportiva e a construção de valores desde as etapas iniciais da prática esportiva. O debate contou com a participação de Anthony Ruy Cunha Moreira, Coordenador-Geral de Operações da ABCD, e André Luiz Leite da Silva, Diretor de Esporte de Base e de Alto Rendimento (DEBAR), que ressaltaram a importância da educação e da orientação adequada de atletas desde a iniciação esportiva.

Foto: Herique Barrios/MEsp

Encerrando o evento, a terceira mesa foi dedicada aos eixos de educação, informação e participação social, considerados elementos essenciais para a consolidação do Jogo Limpo no cotidiano do esporte brasileiro. Participaram do painel Ana Paula Bonetti, Coordenadora-Geral de Educação da ABCD; Jeeser Alves de Almeida, Coordenador-Geral do Programa Bolsa-Atleta; Leila Bezerra Motta, Chefe de Divisão de Transparência e Ações de Integridade da Ouvidoria; e Débora Passos, Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD).

Foto: Henrique Barrios/MEsp
Leia Também:  Operação Lei Seca termina com cinco prisões e 48 veículos removidos em Várzea Grande

A iniciativa reforça o papel da ABCD e do Ministério do Esporte na promoção de um ambiente esportivo mais ético, transparente e comprometido com os princípios do Jogo Limpo, fortalecendo a confiança da sociedade nas instituições e no esporte brasileiro.

 

Por Agência Gov | Via Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade