Cidadão Consumidor

www.cidadaoconsumidor.com.br
o site da cidadania
Atitudes

16 comportamentos para ser um consumidor mais consciente

12/04/2019 - 11:22 (Foto: Pixabay)

 Atitudes relativamente simples que elevam o nível de consciência do consumidor e são extremamente importantes para o caminho sustentável.

O consumo consciente no Brasil ainda enfrenta muitos desafios e barreiras. Segundo a pesquisa Akatu 2018, na região Sudeste, apenas 4% dos entrevistados eram consumidores conscientes, ou seja, que têm comportamentos ativos para uma sociedade mais sustentável, além da própria casa.
A pesquisa apontou ainda que 49% dos entrevistados da região Sudeste eram indiferentes às práticas sustentáveis, 35% foram considerados iniciantes e 12% engajados, com base no número de comportamentos que declararam adotar sempre ou terem realizado nos últimos 6 meses.
 
Na pesquisa, a região Sul tem a maior proporção de consumidores conscientes, enquanto o Norte, Centro-Oeste e Nordeste têm maior proporção de iniciantes. No geral, o segmento de consumidores conscientes e engajados é composto principalmente por mulheres e pessoas mais velhas, com maior qualificação econômica e educacional.
A maior barreira para a adoção das práticas sustentáveis para 60% dos entrevistados é a necessidade de esforço cognitivo, comportamental e financeiro. No entanto, o caminho da sustentabilidade é o mais desejado que o do consumismo no ranking de preferências do consumidor.
As atitudes que elevam o nível de consciência do consumidor são relativamente simples e extremamente importantes para o caminho sustentável. Por isso, confira abaixo 16 comportamentos de um consumidor consciente.

16 comportamentos de um consumidor consciente

  1. Apaga as luzes ao sair dos ambientes;
  2. Fecha a torneira enquanto ensaboa as louças, lava as mãos ou escova os dentes, por exemplo, diminuindo o desperdício;
  3. Desliga os aparelhos eletrônicos que não estão em uso da tomada;
  4. Coloca os alimentos dentro da geladeira somente quando já esfriaram;
  5. Planeja as compras de alimentos e de roupas;
  6. Compra produtos de produtores locais;
  7. Aproveita os papéis, utilizando frente e verso das folhas;
  8. Reduz a papelada optando por contas digitais e recusando notas fiscais físicas, por exemplo;
  9. Opta, sempre que possível, pelo transporte coletivo ou compartilhado;
  10. Procura utilizar bicicleta para se locomover, ao invés de carros ou motos;
  11. Reutiliza embalagens e objetos;
  12. Separa o lixo orgânico e reciclável, mesmo sem coleta seletiva, e faz o descarte correto dos itens, como pilhas e baterias;
  13. Lê os rótulos e busca a origem dos alimentos ou produtos, além de pesquisar sobre o processo produtivo;
  14. Prioriza produtos feitos com material reciclado e produtos orgânicos;
  15. Compartilha informações sobre empresas e produtos;
  16. Cobra ações do poder público que beneficiem o meio ambiente.

Empresa consciente

As empresas também devem fazer a sua parte para o caminho sustentável. No Brasil, a Universal Chemical comercializa oUM®, um produto inovador capaz de substituir pelo menos 20 produtos de limpeza convencionais, apenas mudando sua diluição.
Ele substitui o detergente, limpador perfumado, lava louças, desengordurante, multiuso, sabão em pó, shampoo para carros, e muito mais. Por ser SmartClean, suas UltraMoléculas agem somente na sujeira, não agredindo a superfície onde é aplicado.
Ao substituir diversos produtos, UM® reduz até 90% do lixo doméstico gerado por esses materiais. São pelo menos 20 embalagens plásticas a menos, o que significa economia doméstica e economia de água.
Além do custo-benefício e alta qualidade, os componentes da fórmula do UM® são biodegradáveis, ou seja, se decompõem com maior facilidade na natureza, evitando a contaminação da água e do meio ambiente.
Saiba mais no nosso site www.troquetodosporum.com.br ou acesse a nossa rede social e envie a sua mensagem.
Fonte: G1 | Edição: Redação