Cidadão Consumidor

www.cidadaoconsumidor.com.br
o site da cidadania
Dicas

Cuidado com promoções de Vaículos 0 KM!

Todo começo de ano as concessionárias se movimentam para a desova de estoque de carros zero km do ano anterior. Ocorre que o consumidor é atraído pelas propagandas e mesmo pelos vendedores que dizem que o veículo é "modelo 2011". Só que a informação não dita clara e ostensivamente é que o veículo é ano de fabricação 2010.

Isto pode representar um grande prejuízo para o consumidor, tanto no momento da compra como no momento da revenda. No mercado de veículos o que vale é o ano de fabricação.

Portanto, se o veículo é ano de fabricação 2010, não importa se o veículo é modelo 2011 comprado em 2011. Na hora da venda ele vai valer como ano 2010. Isto representa cerca de 15% a menos no valor do veículo.

E o pior é que as concessionárias não costumam informar isto aos consumidores e também não dão descontos sobre o preço de um veículo ano e modelo 2010.

 

Então aqui temos duas dicas:

1- só vale a pena comprar um veículo "zero km" ano de fabricação 2010 e ano modelo 2011, se o desconto sobre o preço de tabela for de 15% no mínimo.

2- caso o consumidor seja enganado pela publicidade ou se no pedido de compra conste ano e modelo 2011 e ele receba um veículo ano 2010/2011 na entrega, ele tem o direito de exigir judicialmente a troca por um veículo ano e modelo 2011 ou o abatimento proporcional do preço. Fique ligado: quando fizer o pedido de compra de um veículo novo, peça para o vendedor descrever o ano e modelo do veículo bem legível e não aceite levar prejuízo.



Fonte: da Redação