Cidadão Consumidor

www.cidadaoconsumidor.com.br
o site da cidadania
Tarifação
O consumidor deve sempre observar e confrontar a sua conta mensal atual com as contas mais antigas, tanto no valor quanto no consumo, para descobrir eventuais diferenças injustificadas.
Também há situações em que o usuário não é beneficiado com os serviços de tratamento de esgoto, mas na sua conta consta a cobrança destes serviços. Nestes casos o consumidor tem direito à restituição em dobro das importâncias pagas, devidamente corrigidas.
O consumidor pode também acompanhar a evolução do seu consumo simplesmente fazendo, periodicamente, a leitura do hidrômetro. Se quiser saber o seu consumo antes da emissão da conta, é só fazer a leitura junto com o leiturista.

 

Tabelas de Tarifas da SANECAP

CATEGORIA RESIDENCIAL

Faixas de Consumo em

 Valor (R$)

00-10

 1,99

11-20

2,38

21-30

3,98

31-40

4,51

40-acima

5,99

 

 

 

 CATEGORIA COMERCIAL

 Faixas de Consumo

 Valor (R$)

 00-10

2,81

 11-acima

4,23

 

CATEGORIA INDUSTRIAL

 Faixas de Consumo

Valor (R$)

 00-10

3,30

 11-acima

4,89

 

CATEGORIA PÚBLICA

 Faixas de Consumo

Valor (R$)

 00-10

3,52

 11-acima

 

 

 

5,75

Valor das Tarifas Públicas

Se você achar que o valor cobrado em sua conta é superior ao que consumiu, deve registrar reclamação na agência local fornecedora do serviço. Vá ao Serviço de Atendimento ao Cliente da agência ou companhia e peça que envie um técnico até a sua casa. O técnico irá verificar se o erro é no medidor ou nas instalações internas da residência. Em geral, os defeitos do medidor são de responsabilidade da companhia. Os defeitos internos são de responsabilidade do consumidor. Os encanamentos com defeito em sua residência podem estar causando um vazamento de água e você não sabe.



Fonte: da Redação