Cidadão Consumidor

www.cidadaoconsumidor.com.br
o site da cidadania
Seguro

Seguro de Imóveis é uma das mais importantes categorias de planos de seguro disponíveis. Em geral, planos de seguro de imóveis incluem a casa em si, seguro de legabilidade para acidentes que possam ocorrer na casa, a perda de outras posses do mesmo proprietário ou o conteúdo da casa (mobília e outros). Planos de seguro de imóveis são também o tipo de plano no qual os preços são mais variáveis, já que eles dependem dos custos para repor a casa ou qualquer que seja o item incluído na apólice para ter seu preço determinado. Um contrato de seguro de imóvies é longo e detalhado, descrevendo e especificando cada um e todos os items que serão ou não serão cobertos pelo seguro.

 

A maioria dos contratos de seguro de imóveis são contratos de termo, ou seja, eles somente tem efeito por um período de tempo pré-estabelecido. Entretanto, em algumas áreas e dependendo da companhia de seguro, pode-se comprar um plano de seguro perpétuo. É interessante salientar que existem algumas fatalidades que geralmente estão excluídas da maioria dos planos de seguro de imóveis, como acidentes devido a enchentes, terremotos, furacões e similares. Esses acidentes são comumente chamados de "Atos de Deus". Entretanto, em áreas onde esse tipo de acidentes são possíveis de ocorrer, é possível comprar planos de seguro específicos para acidentes devido a furacões ou terremotos.

 

Planos de seguro de imóveis são muito importantes também para o mercado de empréstimos. A maioria das companhias que oferecem empréstimos fazem com que seja obrigatória a compra de seguro de imóveis. Isso é exigido pois possuir uma casa é obviamente um grande investimento, e é muito possível não se ter algo tangível para pagar o empréstimo no caso de perdê-la por causa de um incêndio ou terremoto.

 

Quando o assunto é comprar planos de seguro de imóveis, é essencial pesquisar por diferentes planos e diferentes companhias de seguro para descobrir que plano se adequaria melhor aos seus interesses.



Fonte: da Redação