Cidadão Consumidor

www.cidadaoconsumidor.com.br
o site da cidadania
CREA

Os CREAs, Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, são entidades pertencentes à esfera estadual e constituem a manifestação regional do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), sendo responsáveis pela fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica em âmbito regional.

       

O CREA exerce o papel de primeira e segunda instância, verificando, orientando e fiscalizando o exercício profissional com a missão de defender a sociedade da prática ilegal das atividades abrangidas pelo sistema CONFEA/CREA, visando a ser reconhecido pelos profissionais do sistema e pela sociedade como instituição de excelência por sua atuação ágil, íntegra e eficiente, através de competente atendimento aos profissionais e à sociedade, participação e comprometimento com os resultados organizacionais e de capacitação técnica.

       

Fiscalização

O objetivo dos CREAs, ao fiscalizar as obras e os serviços técnicos vinculados às diversas profissões que representa, é salvaguardar a sociedade de possíveis danos que possam vir a ocorrer na execução do objeto fiscalizado.

 

A legislação determina, e os CREAs procuram fiscalizar o correto cumprimento desta, que somente os profissionais habilitados possam executar obras e serviços de engenharia, arquitetura e agronomia, pois estão aptos a oferecer à sociedade um acompanhamento idôneo e tecnicamente eficaz.

 

Agindo com rigor, exigindo a ART das obras ou serviços executados, a fiscalização dos CREAs, contribui para a defesa do exercício profissional e coíbe a prática do exercício ilegal da profissão.



Fonte: da Redação