Cidadão Consumidor

www.cidadaoconsumidor.com.br
o site da cidadania
Sucos

Os sucos industriais, fabricados a partir do suco concentrado, apresentam características semelhantes às do natural caseiro: contêm algumas vitaminas e minerais. O problema é que não contêm fibras. Portanto, se você gosta de suco, opte pelo natural, mas não o utilize como substituto da fruta.

O suco natural, se for feito e consumido de imediato, mantém uma boa parte das vitaminas e minerais. Se você bebê-lo muito tempo depois de feito, o suco ficará empobrecido, pois a vitamina C (presente em grande quantidade nas frutas cítricas, como laranja e limão) começará a degradar-se pela ação da luz e do calor.

 

Atenção com produtos pré-embalados

Quando comprar produtos que já foram pesados ou medidos, preste atenção nas seguintes dicas do Ipem – Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo:

  • Produtos que não apresentarem a indicação da quantidade na embalagem devem ser pesados na hora, mas a embalagem não pode ser incluída na pesagem, para você não pagar pelo papel, pela bandeja, etc.
  • Leia com atenção a quantidade indicada na embalagem. Você pode conferir o peso líquido de alguns produtos (não embalados ou com embalagens leves em relação ao produto) no ato da compra, pesando-os em uma balança do próprio comerciante.
  • Não se engane com indicações como “tamanho família” ou “grande”.
  • Nas embalagens de produtos com calda, salmouras e líquidos conservantes (palmito, abacaxi e outros) o peso indicado é o do produto vendido, sem considerar a quantidade da solução que o envolve. Normalmente, isso é indicado pela frase “peso líquido drenado”.


Fonte: Redação com Consumidor S.A.