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Dicas

Dicas sobre como escolher um prestador de serviços.

Cuidados iniciais:
Tendo em vista que nossa legislação é muita restritiva sobre os tipos de terceirização considerados legais, neste artigo partiremos do princípio de que os serviços a serem terceirizados não envolverão atividades fins ou essenciais da empresa interessada, e que eles serão prestados sem que haja pessoalidade ou subordinação.
A pessoalidade acontece quando se contrata uma pessoa física para a prestação dos serviços terceirizados e/ou quando a se estabelece uma relação direto entre a empresa tomadora e o empregado da prestadora desses serviços, ao passo que a subordinação ocorre quando a empresa tomadora de serviços comanda diretamente a execução dos serviços contratados, seja através da emissão de ordens, seja exigindo do prestador de serviços ou de seus empregados o cumprimento de roteiros, metas, itinerários, entre outros.
Com estes cuidados iniciais em mente, vejamos o que deve ser analisado na escolha de um prestador de serviços.
Legalização e idoneidade do prestador de serviços:
Na processo de escolha de um prestador de serviços é interessante verificar sua regularidade junto aos órgãos públicos, seja em termos de sua constituição (legalização), seja em relação ao recolhimento dos tributos devidos ou do cumprimento das demais obrigações legais (idoneidade).
Assim, quando uma prestação de serviços envolverem a cessão ou locação de mão-de-obra, o empresário deverá analisar se o prestador de serviços tem sua empresa devidamente constituída na Junta Comercial ou no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, possuindo ainda CNPJ e Inscrição Municipal em situação regular, analisando também se aquela empresa está em dia com o pagamento dos salários, com os recolhimentos dos encargos sociais, com o cumprimento dos demais direitos trabalhistas, inclusive com o registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social, dos empregados que serão utilizados naquela prestação de serviços.
Quando os serviços forem prestados por um profissional autônomo, deverá ser analisado se ele está devidamente inscrito no conselho ou órgão de classe responsável pela fiscalização daquele tipo de atividade, e ainda se ele está em dia como pagamento das anuidades devidas àquele órgão.
Devemos frisar que a contratação de pessoas jurídicas (empresas) para a prestação de serviços é mais indicada do que a utilização de profissionais autônomos, tendo em vista que no primeiro caso será mais difícil a formação de vínculo empregatício entre as partes.
Referências comerciais:
Outra medida interessante na contratação de um prestador de serviços é analise de suas referências comerciais.
O ideal é que o prestador de serviços apresente à sua empresa uma relação atualizada contendo os seus clientes, fornecedores, bem como os bancos com os quais ele trabalha, de modo a permitir que sua empresa tenha uma ampla fonte de informações.
Entre os dados a serem levados, sua empresa deverá priorizar aqueles relativos à pontualidade na execução dos serviços e também sobre a qualidade desses serviços.
Também será interessante pesquisar a situação financeira da empresa prestadora de serviços, de modo a verificar se ela terá condições de cumprir o que tiver sido combinado. 

 

Dicas para Eventos

Casamentos
Este tipo de cerimonial pretende desenvolver, controlar e administrar de forma eficaz todos os preparativos matrimoniais, executando todas as atividades necessárias e resolvendo possíveis imprevistos, de modo que os noivos possam desfrutar de cada momento sem preocupações. Afinal, esse é um momento muito importante para a vida do casal.
Para isso, recomenda-se aos noivos acompanharem diretamente o andamento, a preparação e a contratação dos serviços no auxílio do planejamento de custos a partir da definição dos itens que escolherem para o evento.
Segue uma lista com os principais itens que são imprescindíveis para a realização da cerimônia:
  • Confecção de convites;
  • Vestido de noiva e traje do noivo;
  • Preparação da noiva;
  • Manobrista;
  • Aluguel de limousine/carro;
  • Decoração da igreja;
  • Música para a cerimônia de casamento;
  • Locação e decoração do salão para a festa;
  • Música para a festa;
  • Iluminação;
  • Buffet;
  • Barman’s;
  • Fotógrafo;
  • Filmagem;
  • Segurança.

Formatura
A colação de grau, que simboliza a formatura, consiste na comemoração e apresentação à sociedade dos novos bacharéis e licenciados prontos para ingressar no mercado de trabalho. A solenidade obedece aos padrões de decoro acadêmico e segue o cerimonial universitário. Constitui ato público de grande importância, pois confere publicamente o grau de determinada especialidade ao aluno formando. Além disso, as comemorações de conclusão de curso incluem outras cerimônias como: Aula da Saudade, Missa ou Culto Ecumênico e Baile de Formatura.
O acompanhamento das etapas pela comissão de formatura é obrigatório para a completa realização do evento. Assim, a comissão junto com a empresa contratada para organização deve estar atenta a presença dos seguintes itens e servidores:
  • Mestre de cerimônias;
  • Fotógrafo;
  • Decoração;
  • Iluminação;
  • Bandas/DJ’s;
  • Buffet;
  • Barman’s;
  • Recepcionistas;
  • Becas;
  • Convites;
  • Salão de Eventos.

15 Anos
Os preparativos devem iniciar com antecedência para que tudo corra bem. Portanto, alguns detalhes devem ser providenciados:
  • Confecção de convites;
  • Marcar a data na igreja para a missa;
  • Aluguel de salão;
  • Decoração;
  • Música;
  • Vestido;
  • Contratação de Buffet.

Bodas
Bodas: comemore o aniversário de casamento
Celebrar o aniversário de bodas é importante para o casamento
Comemorar o aniversário de seu casamento é de grande importância a partir do primeiro ano. No Brasil, as mais conhecidas são as Bodas de Prata e a de Ouro, mas toda data deve ser lembrada com bastante carinho, ainda mais para os casais que realmente são felizes.
A palavra boda significa comemoração, por isso, todos os anos esta data deve ser celebrada com um carinho todo especial. Os primeiros aniversários geralmente são comemorados com troca de presentes, jantares ou um programa a dois. Entretanto, a partir dos 25 anos de casamento a data passa a ter um caráter social.
As bodas de prata e de ouro acabam se transformando em um grande acontecimento, onde a família e os amigos íntimos são convidados para participar desta linda celebração. Então, vale à pena investir e fazer uma festa que seja inesquecível para todos, inclusive, aluguem ou comprem um belíssimo traje de festa, pois este momento requer que tudo fique perfeito.
Para as mulheres é importante que o vestido seja escolhido com bastante calma, porque no seu aniversário de casamento você deve levar em consideração o tipo de evento que estará organizando, o horário em que ocorrerá a comemoração, idade e tipo físico.
Em uma boa festa de boda são enviados convites, é contratado serviço de Buffet, salão de festas, banda, entre outros detalhes que envolvem um evento. Outra dica é confeccionar bem-casados e oferecer como uma lembrança deste dia memorável e totalmente inesquecível.
Fonte: Noivas & Cia.

Aniversários
Confira os principais itens que é preciso definir para organizar uma festa de aniversário com sucesso:
  • Data e horário da festa;
  • Definir o local da festa;
  • Quantidade de convidados;
  • Tema e/ou tipo de festa;
  • Definir o convite;
  • Definir tipo de alimentação (salgados, lanches ou refeição);
  • Decoração do ambiente e/ou mesa dos Parabéns;
  • Atrações da festa;
  • Música ambiente na festa;
  • Registro da festa – foto e filmagem;
  • Lembrancinhas para os convidados.

Eventos Empresariais
Esse tipo de evento é o responsável por atrair a atenção do público e da imprensa sobre a instituição. Em geral, é programado em todos os seus detalhes, no planejamento de Relações Públicas, ou dentro de uma campanha de RP e Propaganda. É planejado, em suma, para atrair a atenção e despertar o interesse do público, ao mesmo tempo informá-lo e conquistar sua boa vontade.
Sendo bem articulado, um evento tende a ser um excelente meio de comunicação aproximativa, pois propicia participação direta do público na empresa. Nesse âmbito, pode acabar por corrigir ou esclarecer concepções errôneas sobre suas atividades, políticas e objetivos, elevando inclusive a moral dos funcionários.
Todo o processo é iniciado com um Plano Geral de procedimentos, contando com objetivos, programa, cronograma, definição de atividades e responsáveis, infra-estrutura básica de recepção, orçamento, recursos humanos necessários e estrutura de divulgação. Um Check-List é uma ferramenta básica para o sucesso neste tipo de empreitada. Além disso, a própria nomenclatura do acontecimento é importante, haja vista a existência de definições bem claras a respeito.


Fonte: Redação