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Dicas
Dicas para que seu transporte ocorra sem problemas

O transporte de bens, por mais profissional que seja a equipe contratada, gera preocupações por parte do Cliente.

Mesmo numa mudança, em que na maioria das vezes existe a euforia de morar na nova casa, o Cliente permanece ansioso até que tudo esteja devidamente acomodado.

Em algumas situações, existe tempo hábil para que algumas medidas simples sejam tomadas com antecedência. Isto fará com que o transporte de seus bens aconteça com pouquíssimo incômodo.

Quando você optar por embalar por conta própria suas roupas e objetos pessoais, siga alguns procedimentos simples, porém de grande importância:

  • Ao utilizar caixas de papelão, escolha as em bom estado e feche-as com fita adesiva para embalagens, reforçando-as em baixo.
  • Você pode utilizar caixas de diversos tamanhos, mas observe para que não tenham um peso excessivo quando cheias. Caixas pesadas rasgam-se com mais facilidade, atrasam o carregamento de sua mudança, além de dificultarem a arrumação da carga. Desse modo, especial atenção ao embalar livros e revistas.
  • Preocupe-se em acomodar de forma adequada seus objetos nas caixas. Abuse de jornais ao embalar objetos frágeis.
  • Evite transportar objetos sem embalagem adequada, como por exemplo, embalar roupas em trouxas ou sacos plásticos. Por mais cuidado que se tenha numa mudança, seus objetos não estarão tão protegidos e livres de sujeira quanto estariam em sua casa. Uma chuva inesperada ou o simples contato com um lado de móvel que não esteja completamente limpo podem lhe trazer surpresas desagradáveis.
  • Dentro do possível, rotule seus bens com descrições do conteúdo e cômodos de destino. Com isso, os trabalhos serão bem mais organizados. É um detalhe simples, que ajuda bastante no momento de esvaziar as caixas.

Visando obter descontos para suas mudanças ou fretes, alguns Clientes optam por assumir parcial ou integralmente a carga e/ou descarga dos veículos, carregando eles próprios seus objetos ou utilizando o auxílio de amigos e familiares. Isso é muito interessante economicamente quando tomadas algumas precauções:

  • Atenção ao escolher as pessoas. Uma falta de zelo, e a economia esperada se transforma em prejuízo.
  • Quanto mais pessoas bem escolhidas você conseguir, mais tranqüila e segura será seu transporte. Se preferir, converse conosco. Nós temos condições de lhe dizer qual a quantidade mínima necessária de pessoas para cada tipo de serviço.
  • Tente conseguir que as pessoas que vão lhe ajudar, se comprometam com você. Evite o comum tipo de situação, em que as pessoas que aparecem são sobrecarregadas pela irresponsabilidade de outras. Ou ainda pior: Que seu transporte seja atrasado ou adiado por falta de carregadores.
  • Se preocupe com os meios para deslocar seus ajudantes da origem para o destino de sua carga. O número de ocupantes nas cabinas dos veículos é limitada. Além disso, vale lembrar que transportar pessoas no compartimento de cargas é ilegal e acima de tudo, perigoso.
  • Mesmo numa situação em que toda a equipe seja de sua responsabilidade, um profissional nosso se encarregará ao menos de instruir no carregamento do veículo. Essa pessoa, geralmente o motorista, tem experiência para organizar a carga, de modo que esteja bem dividida dentro do compartimento e ao mesmo tempo protegida de avarias indesejadas. Esse profissional, é o líder dos trabalhos e deve ditar a ordem em que devem ser trazidos os objetos.
No caso de mudanças com origem ou destino em condomínios, informe-se sobre normas de horários para carga e descarga.
 
DICAS PARA TRANSPORTE AEREO
 
É fácil encontrar passageiros que já enfrentaram atrasos em voos em aeroportos brasileiros.

Embora problemas como esse sejam frequentes, o consumidor que comprou sua passagem aérea tem direitos claros --e deve ir atrás deles.

Desde 13 de junho, uma nova resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está em vigor, mas depende do empenho do passageiro que se sentir lesado para valer na prática.

Fique atento com problemas antes e depois de voos

De acordo com essa resolução, os direitos dos passageiros em casos como atraso, cancelamento de voo ou overbooking (quando a venda é além da capacidade do avião) foram atualizados.

Segundo a Anac, foram registradas até 9 de julho 915 reclamações. Advertidas, as empresas aéreas podem, em processos administrativos, receber multas de R$ 4.000 a R$ 10mil por ocorrência.

Essas ações movidas pela Anac, contudo, não indenizam o cliente. Para ressarcimento, o prejudicado deve procurar os órgãos de defesa do consumidor ou a Justiça.

JUIZADOS ESPECIAIS

Nessa linha, os aeroportos de Cumbica e Congonhas (São Paulo), além de Galeão, Santos Dumont (Rio) e internacional de Brasília, receberam, na última sexta-feira, anexos de Juizados Especiais.

`Esses juizados possibilitam o acordo entre o consumidor e a companhia aérea em casos de atrasos, cancelamentos, overbooking e extravio de bagagens. Não é preciso advogado`, diz José Maria Câmara, juiz assessor da presidência do Tribunal de São Paulo.

Até domingo, o Juizado Especial de Cumbica recebeu 36 ações e fez 16 acordos. Nos outros casos, um processo é aberto e pode correr na cidade onde o autor mora.

Na quinta passada, Elaine Lopes, 43, consultora de operações, viajou com suas filhas de São Paulo ao Rio de Janeiro pela Webjet. Previsto para as 20h10, os painéis indicavam que o voo atrasaria uma hora e cinco minutos.

`O funcionário disse que a informação atualizada é a de que o voo está atrasado só meia hora. Falou para descartar o anunciado no painel e seguir para o embarque.`

O horário estimado para a chegada no Rio era 21h18. `Nós só entramos no avião às 22h05. Os funcionários da empresa não deram nenhum tipo de assistência`, afirma Gladys D`Acri, 48, psicóloga, também passageira do voo.

A aposentada Darcy Pittelkow, 61, chegou a Cumbica no dia 3, às 7h. Seu voo para o Recife, pela TAM, estava marcado para as 8h40. Check-in feito, foi avisada de que, devido a um nevoeiro, haveria um atraso. `Comunicaram o traso e só.`

Segundo ela, o voo só saiu às 14h30. `Apenas comunicaram que ele sairia entre 12h e 12h30, mas o avião decolou mais tarde e não nos deram nada para comer`, diz ela.

A Webjet informou que, devido ao tráfego aéreo, o avião fechou as portas às 21h50 e que havia telefones à disposição dos passageiros no portão de embarque. A TAM disse que, por causa do mau tempo, a aeronave deste voo seguiu primeiramente a Campinas. Afirma que esteve à disposição para oferecer assistência devida aos clientes.

BEM NO VOO

Para alguns, casos como overbooking são considerados sorte, quando a `recompensa` é dinheiro, acomodação ou upgrade de classe tarifária.

`Na fila do check-in em Paris, o funcionário da companhia me ofereceu 300 euros (cerca de R$ 685), além de pernoite em hotel três estrelas, caso eu topasse seguir viagem no outro dia`, lembra Daniel Sonim, 30, tradutor.

A `sorte` não parou por aí. `No dia seguinte, voltei ao aeroporto e o mesmo funcionário, sem se lembrar, me ofereceu novos 300 euros e uma noite em um quatro estrelas. Aceitei de novo e fiz até um passeio de barco pelo Sena.`
Fonte: Folha Online, 29 de julho de 2010. Na base de dados do site www.endividado.com.b


Fonte: Folha Online