Cidadão Consumidor

www.cidadaoconsumidor.com.br
o site da cidadania
Transporte Ferroviário
O transporte ferroviário é a transferência de pessoas ou bens, entre dois locais geograficamente separados, efectuada por um comboio, automotora ou outro veículo semelhante.

O transporte ferroviário é uma parte fundamental da cadeia logística que facilita as trocas comerciais e o crescimento económico. É um meio de transporte com uma elevada capacidade de carga e energeticamente eficiente, embora careça de flexibilidade e exija uma contínua aplicação de capital. Está particularmente vocacionado para o transporte de cargas de baixo valor total, em grandes quantidades, entre uma origem e um destino, a grandes distâncias, tais como: minérios, produtos siderúrgicos, agrícolas e fertilizantes, entre outros.

O transporte ferroviário está claramente vocacionado para ser concorrente e alternativo na mobilidade das pessoas nos fluxos urbanos, suburbanos, regionais e longo curso, distinguindo-se do modo rodoviário, colectivo e individual, por ser uma oferta de grande capacidade dirigida a grandes fluxos (Orientações, [2006c]).

As funções que devem ser exercidas pelas linhas ferroviárias no que respeita ao transporte de pessoas são (Regina, [2001?]):

  • Distribuição no centro: o transporte de pessoas, a curtas distâncias, na zona interna da cidade.
  • Aproximação intra-metropolitana: interligação da zona metropolitana ao centro da cidade.
  • Interligação regional: ligação de uma cidade ou conjunto de cidades a uma cidade metropolitana mais importante.
  • Ligação interurbana: transporte de passageiros entre cidades ou regiões metropolitanas de igual importância ou mesmo cidades de diferentes países.
  • Funções específicas, tais como, ligação a aeroportos, comboios turísticos, entre outros.


Fonte: da Redação