Cidadão Consumidor

www.cidadaoconsumidor.com.br
o site da cidadania
Vazamentos

Os vazamentos de água são uma das principais causas de aumento fora do normal da marcação do hidrômetro.

 

Vazamento na rede interna do imóvel é outra forma de desperdício, com um sério agravante: enquanto é possível identificar o desperdício voluntário da água - principalmente nas situações mais comuns, nem sempre é fácil achar um vazamento. Pior quando este ocorre por debaixo do solo ou no interior das paredes do imóvel. Nem sempre a água vazada aflora, podendo ser absorvida pelo terreno sem que se perceba.

 

Há, ainda, outros tipos de vazamentos invisíveis, como nas válvulas de descarga, nas colunas de edifícios e nas paredes de cisternas.

 

Caso o vazamento esteja presente na rede interna do imóvel, a manutenção é de inteira responsabilidade do consumidor.

 

Vazamentos em edifícios

Os edifícios têm duas redes de encanamento: a horizontal e a vertical (também chamada de coluna principal).

 

Rede vertical (coluna)

-Conduz água e esgoto entre rua e andares

-Uso geral Responsabilidade do Condomínio

 

Rede horizontal

-Liga coluna e unidade

-Uso particular

-Responsabilidade da unidade

 

- Se há um vazamento no teto do banheiro, em virtude de problemas na rede horizontal, o responsável pelo reparo é o morador da unidade de cima, com todos os custos.

- O síndico não tem autoridade legal para interferir em problemas entre vizinhos, causados por vazamentos na rede horizontal.

 

Como proceder

Muitas vezes o condômino prejudicado procura o síndico para resolver a questão. Nesse caso, como não cabe ao síndico esta responsabilidade, oriente o morador reclamante para que tente, primeiramente, resolver a questão de forma amigável.

 

Caso o vizinho não demonstre boa vontade, ou se recuse a efetuar os reparos, recomenda-se então formalizar o comunicado através de uma notificação em duas vias impressas. Deve-se pedir que o notificado assine uma das vias, mostrando que está ciente do problema.

 

Se, mesmo assim, o vizinho de cima se recusar a tomar as providências necessárias, a parte prejudicada pode entrar com uma ação no Juizado Especial Cível. Pode-se obter liminar para efetuar os reparos, além de possível indenização.

 

Nesses casos que vão parar na Justiça, normalmente se solicita a presença de um perito para avaliar se o vazamento ou infiltração foi mesmo decorrente do apartamento de cima. Comprovado o fato, dificilmente o juiz se pronunciará contrário à indenização.



Fonte: da Redação