Cidadão Consumidor

www.cidadaoconsumidor.com.br
o site da cidadania
Medicamentos Manipulados

Inspeção de Medicamentos Manipulados

O Departamento de inspecção assegura a observância das boas práticas na preparação de medicamentos manipulados preparados nas farmácias de oficina e nos serviços farmacêuticos hospitalares, visando criar um padrão elevado de qualidade destes medicamentos. Medicamento manipulado – qualquer fórmula magistral ou preparado oficinal preparado e dispensado sob a responsabilidade de um farmacêutico.

Os estabelecimentos hospitalares podem mediante autorização do INFARMED contratar entidades portadoras de uma autorização de fabrico, para a preparação destes preparados destinados a ser utilizados exclusivamente naqueles estabelecimentos, desde que estejam autorizados para a forma farmacêutica pretendida.

Cabe ao titular da autorização de fabrico solicitar a referida autorização. Consultar Deliberação nº 1497/2004, de 7 de Dezembro.

Os medicamentos manipulados são medicamentos preparados segundo fórmulas magistrais ou oficinais, cuja preparação compete às farmácias ou serviços farmacêuticos hospitalares, sob a directa responsabilidade do farmacêutico.

 

O medicamento manipulado pode ser apresentado como:

Fórmula magistral, o medicamento preparado em farmácia de oficina ou nos serviços farmacêuticos hospitalares segundo receita médica que especifica o doente a quem o medicamento se destina;

Preparado Oficinal, qualquer medicamento preparado segundo as indicações compendiais, de uma farmacopeia ou de um formulário, em farmácia de oficina ou nos serviços farmacêuticos hospitalares, destinado a ser dispensado directamente aos doentes assistidos por essa "farmácia ou serviço".

Os actuais padrões de qualidade na utilização de medicamentos manipulados estão enquadrados num sistema de boas praticas a observar na preparação de medicamentos manipulados de acordo com normas e requisitos aprovadas pelo INFARMED.



Fonte: da Redação